Por insucesso escolar entende-se a grande dificuldade que uma criança pode apresentar para acompanhar a formação escolar correspondente à sua idade, apesar de possuir um nível de inteligência normal ou superior. Assume-se que esta criança não tenha lesões cerebrais, assista regularmente às aulas e a sua família não pertença a um estrato cultural excessivamente baixo. Uma vez que qualquer criança pode sofrer regressões periódicas (comportamentos mais infantis que os correspondentes à sua idade), é normal que, em determinados momentos do desenvolvimento infantil, se observem descidas nas classificações escolares. Noutras vezes, o insucesso tende a rigidificar-se, manifestando-se como uma norma de comportamento que tende a manter-se solidamente, exigindo um apoio educativo especializado. Como saber se a situação de regressão é permanente ou transitória?
Situação passageira
A criança revela sofrimento e desgosto pelo seu fraco rendimento escolar
Apresenta sintomas depressivos mas tenta resolver ativamente o problema,
Pede ajuda e mostra-se desejosa de a aproveitar
Situação permanente
A criança, para encobrir o seu fraco rendimento escolar, procura desculpas e justificações, geralmente não adequadas à realidade, não expressando sofrimento nem desgosto
Parece não ter consciência das suas dificuldades, não sabendo que tarefas ou trabalhos deve realizar, nem como realizá-los.
Não procura soluções nem pede ajuda e, se a tem, não a aceita, adotando sempre atitudes negativas perante qualquer tipo de solicitação ou trabalho escolar.