Insucesso Escolar

Por insucesso escolar entende-se a grande dificuldade que uma criança pode apresentar para acompanhar a formação escolar correspondente à sua idade, apesar de possuir um nível de inteligência normal ou superior. Assume-se que esta criança não tenha lesões cerebrais, assista regularmente às aulas e a sua família não pertença a um estrato cultural excessivamente baixo.
Uma vez que qualquer criança pode sofrer regressões periódicas (comportamentos mais infantis que os correspondentes à sua idade), é normal que, em determinados momentos do desenvolvimento infantil, se observem descidas nas classificações escolares.
Noutras vezes, o insucesso tende a rigidificar-se, manifestando-se como uma norma de comportamento que tende a manter-se solidamente, exigindo um apoio educativo especializado.
Como saber se a situação de regressão é permanente ou transitória?

Situação passageira

 

arrow-peqA criança revela sofrimento e desgosto pelo seu fraco rendimento escolar


arrow-peqApresenta sintomas depressivos mas tenta resolver ativamente o problema,


arrow-peqPede ajuda e mostra-se desejosa de a aproveitar

 

Situação permanente

 

arrow-peqA criança, para encobrir o seu fraco rendimento escolar, procura desculpas e justificações, geralmente não adequadas à realidade, não expressando sofrimento nem desgosto


arrow-peqParece não ter consciência das suas dificuldades, não sabendo que tarefas ou trabalhos deve realizar, nem como realizá-los.


arrow-peqNão procura soluções nem pede ajuda e, se a tem, não a aceita, adotando sempre atitudes negativas perante qualquer tipo de solicitação ou trabalho escolar.

arrow-peqNão se notam indícios de melhoria

 

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